Data: 10-2006
Local: Carnaxide, Oeiras
Cliente: Rodrigo Louro e Filipa Abreu
O desafio era o de criar uma habitação para uma jovem família, antevendo a flexibilidade necessária para responder em diversas fases da sua evolução.
Os clientes concordaram em ousar nos materiais de revestimento e construção da casa, utilizando-se o cobre para revestimento exterior e as madeiras para diversos elementos estruturais e caixilharias.
Assim, no exterior a casa tem uma imagem bastante fora do comum, devido essencialmente ao revestimento quase total das fachadas com chapas de cobre. Para além da cor escura, o exterior é marcado pelas linhas horizontais que vincam a largura das placas de cobre.
Pelo interior, a presença de madeira nas janelas e vigamentos da cobertura criam um ambiente mais quente e acolhedor.
Ainda no exterior, mas no embasamento – zona de relação entre as paredes e o chão – bem como nos degraus e pavimentos exteriores, é utilizado o tijolo cerâmico cozido, criando um contraste com a imagem lisa e mais fria do cobre.
Na organização da casa optou-se por um esquema simples pois, tratando-se de uma casa para habitação permanente, a funcionalidade e o sentido prático deviam ser a regra principal.
Todas as zonas sociais se encontram no piso térreo, havendo uma ligação estreita entre a sala e a cozinha, e na parte superior ficam os quartos e respectivas casas de banho. Aproveitando o desnível acentuado do terreno, existe ainda uma cave que, para além da garagem, tem uma área de arrumos e lavandaria e um espaço de lazer, com um fogão de lenha.
Os espaços exteriores estão divididos em duas áreas de estar principais:
A zona da frente da casa, pavimentada e com pérgola para sombreamento, e que tem uma relação visual directa com a cozinha, destinando-se essencialmente às brincadeira, “sob vigilância”, das crianças.
A zona de jardim relvado, na parte posterior da casa, que funciona como o prolongamento para o exterior das festas de fim de semana, que terão lugar na cave. A cozinha disfruta ainda duma pequena área exterior, sobre o jardim das traseiras.