Data: 07-2007
Local: Fajão – Serra da Estrela
Cliente: Familia Moreira

Numa construção em avançado estado de degradação, o projecto pretendeu conjugar os materiais tradicionais com uma linguagem contemporânea.

A construção a reabilitar era constituída por loja, sobre-loja e sótão, tendo duas particularidades: uma área de implantação de apenas 30m2 (!) e uma posição de gaveto.

O objectivo era criar um lar para férias e fim de semana. Tendo em conta a reduzida área de implantação, os habitantes irão “modelar-se” às condições oferecidas pela casa, sendo que se tentou maximizar o conforto e a capacidade de utilização dos espaços.

Deste modo, definiu-se o piso intermédio – por onde se faz a entrada principal – para a área social e de maior utilização. Neste piso existem: uma pequena cozinha de apoio, a sala e uma casa de banho completa…mas também uma incrível vista para a Serra da Estrela.

No piso inferior fica um quarto, com acesso directo para o exterior. A ligação entre pisos é feita através de escadas em madeira, existindo portas à entrada do quarto inferior e sótão, garantindo a privacidade e um comportamento térmico mas eficiente.
No piso superior criou-se um pequeno quarto, privilegiado, uma vez que é nesta parte da casa que se conseguem os melhores enquadramentos da Serra.

A orientação dos novos vãos é feita no sentido de captar as vistas da Serra que são possíveis a partir da localização da casa. A envolvente da aldeia foi determinante na escolha dos materiais propostos.

Os vãos de porta são duplos, constituídos por um vão interior em vidro e um vão exterior em madeira – constituindo assim uma câmara de ar para melhorar o conforto térmico. Todos os vãos de janela são em madeira, com vidro duplo incolor. As portadas de obscurecimento dos vãos serão interiores, em madeira.

A lógica da imagem exterior da casa assenta numa vontade de fusão com a vista geral da aldeia, como se toda a aldeia fosse ela um único elemento construído de xisto, ardósia e a madeira.