Data: 12-2003
Local: Lisboa
Cliente: Pedro e Telma Cabrera
O mote inicial para a obra foi o aproveitamento do sótão, que estava abandonado e em degradação.
A utilização do sótão permitiria em primeiro lugar a duplicação da área da casa, criando um duplex, mas também melhorar as condições térmicas no interior, através do isolamento da cobertura. O abandono deste espaço, com uma vista magnífica para o Tejo seria imperdoável, pelo que metemos mãos à obra, para tornar possível este sonho.
A proposta de ocupação do espaço foi no sentido de reservar o piso inferior para zona social da casa, aumentando significativamente a área da sala, e ocupar o novo sótão com os quartos.
A recuperação de madeiras, substituição de telhas e garantia de impermeabilização da cobertura e melhoria do conforto térmico garantiram a envolvente exterior. Assim, salvaguardado o aumento da vida útil deste espaço, e garantindo as condições de habitabilidade no seu interior, começou-se a obra de remodelação.
Foram criados três quartos, estando assim garantidas as necessidades dos clientes em termos de número de divisões a médio / longo prazo. Ainda assim, todas as estruturas de divisionamento são leves, podendo quaisquer alterações ser introduzidas sem grande transtorno e complexidade